A população idosa continua aumentando e, consequentemente, a busca por qualidade de vida tem crescido. Com o intuito de preservar a saúde física, emocional e mental da terceira idade, alguns hábitos devem ser colocados em pauta: praticar exercícios físicos com acompanhamento de um profissional, por exemplo, é um deles.
A prática de exercício físico exige movimentos precisos do corpo e demanda certo esforço do joelho. Capaz de permitir movimentos como flexão, extensão e uma leve rotação lateral e medial, o joelho é uma das partes do corpo do idoso que está mais suscetível a sofrer lesões.
A lesão no joelho de um idoso pode surgir subitamente e costuma ocorrer, em sua maioria, na região de maior carga do joelho, a região medial. É importante estar atento aos primeiros sinais de que há um problema e procurar ajuda médica o quanto antes. Dessa forma é possível tratar o trauma no joelho e melhorar a qualidade de vida do paciente idoso.
Por se tratar de uma das maiores articulações do corpo humano, o joelho pode apresentar lesões por movimentos inadequados, traumas e sobrecarga.
Limitação nos movimentos; dores na interlinha medial ou lateral do joelho; bem como inchaço podem indicar lesões no joelho. Tais lesões podem ser causadas por vários fatores. Conheça abaixo 2 deles:
Sobrepeso
O sobrepeso afeta a musculatura e, com isso, a articulação sofre. Uma das maneiras de evitar esse problema é colocando o corpo em movimento; em atividade. Isso porque o sedentarismo deixa a musculatura mais fraca, contribuindo para o acúmulo de peso, que sobrecarrega a articulação e pode causar trauma no joelho.
Desalinhamento
O desalinhamento dos joelhos afeta o funcionamento da articulação e pode causar inúmeras disfunções. Há 2 tipos de desalinhamentos: Varo e Valgo. O primeiro torna o joelho posicionado como o de alguém que está montado em um cavalo. Nesse caso, a descarga de peso é maior na parte medial e na lateral há um estiramento das estruturas. Esse posicionamento pode contribuir para o surgimento da artrose e tendinite. Já o joelho Valgo é um tipo de desalinhamento que causa descarga de peso na região lateral do joelho. Isso afeta o funcionamento da articulação e pode causar artroses, tendinites, contromalácia e síndrome da dor femoropatelar.
4 lesões no joelho
1-Artrose
Desgaste da cartilagem que envolve os ossos. A dor é o principal sintoma, mas no início pode ocorrer apenas com a movimentação da articulação afetada, mas com o tempo tende a progredir. Uma dieta balanceada e a prática de atividade física leve podem ajudar a evitar o problema.
2-Artrite
Ocorre quando há inflamação nas articulações. Os principais sintomas são dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade para se locomover. Existem alguns subtipos, como a artrite óssea e a reumática. Originada pelo excesso de peso ou lesões, a artrite óssea é o desgaste da cartilagem; já a artrite reumática acontece quando o sistema imunológico ataca as células das articulações, causando inflamação que destrói a cartilagem. Uma das maneiras de tratar a artrite é através da cirurgia no joelho.
3-Tendinites
Lesão no joelho relacionada ao excesso de uso, sobrecarga ou esforço repetitivo de suas estruturas.
4-Desgaste
Sobrecarga ou impacto podem causar danos à patela resultando na Síndrome da dor femoropatelar. O principal sintoma é a dor no joelho que pode ser sentida na parte de trás da coxa ou na região anterior do joelho. O problema precisa ser tratado desde o início, caso contrário pode progredir para limitações articulares.
Agora que você já conhece as lesões no joelho que afetam os idosos, previna-se. Se está sentindo algum incômodo procure nossa equipe.