Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

Conheça cinco lesões esportivas do joelho


20 de setembro, 2017

Geralmente as pessoas procuram uma atividade física com o propósito de perder peso, enrijecer a musculatura ou melhorar a flexibilidade, e somente depois pensam no real benefício que ela proporciona ao corpo; à saúde dele.

Além de combater a indisposição e melhorar a memória, a prática de esportes está diretamente associada à prevenção de algumas doenças, como hipertensão e osteoporose, por exemplo. Portanto, a atividade física é um dos pontos basais para que as pessoas mantenham a qualidade de vida.

Embora seja essencial para todos, pelo fato de o corpo estar fazendo movimentos intensos que exigem esforço, alguns cuidados precisam ser tomados com o intuito de evitar que lesões esportivas no joelho ocorram.

Os cuidados vão desde a escolha do calçado ideal à quantidade de vezes no qual a prática esportiva será realizada durante a semana. Medidas simples, como alongamento antes e depois da atividade, por exemplo, podem prevenir alguns traumas no joelho. O aquecimento/alongamento pode ser de pelo menos 10 minutos, esse é o tempo suficiente para preparar os músculos e articulações para o exercício esportivo.

Conheça abaixo as 5 principais lesões esportivas no joelho:

Ruptura do ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior, que conecta a tíbia ao fêmur, é capaz de proteger o joelho de importantes movimentos. A ruptura desse ligamento é causada pela entorse e pode levar à cirurgia do joelho, na maioria dos casos. Por isso é tão temida entre os atletas. A recuperação após cirurgia do joelho, leva em torno de 6 a 8 semanas. Sessões de reabilitação física e exercícios de força e estabilização podem ser indicados nesse período.

Ruptura do ligamento cruzado posterior

O ligamento cruzado posterior é responsável por prevenir a rotação externa da tíbia e impedir a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur. Quando o ligamento é rompido ocorre instabilidade do joelho, resultando em fortes dores. Este trauma do joelho é mais raro que a ruptura de ligamento cruzado anterior.

O tratamento mais indicado é repouso e anti-inflamatórios para diminuir os sintomas. A maioria dos pacientes pode caminhar apoiando a perna no chão. Antes de retomar ao esporte, é fundamental fazer exercícios leves com a supervisão de um educador físico, na medida em que há melhora dos sintomas.

Síndrome do corredor

Calçados inadequados e sobrecarga provocada por treinamentos e competições podem causar esta lesão esportiva no joelho que consiste em uma inflamação na região lateral da coxa. Dor e queimação na região lateral do fêmur são os principais sintomas. O tratamento dura em torno de 3 a 6 semanas e deve ser realizado com os cuidados de um fisioterapeuta. Isso irá diminuir as dores e melhorar os desequilíbrios musculares. O retorno para prática esportiva é progressivo e na maioria dos casos não é preciso fazer a cirurgia do joelho.

Tendinite patelar

Atividades no esporte que envolvem saltos e desacelerações bruscas podem causar esse trauma no joelho. É uma das lesões mais comuns que afetam os atletas. O tratamento conservador (sem cirurgia) pode ser o suficiente em muitos casos. Inclui-se ao tratamento medicação para dor, repouso de acordo com a dor e fisioterapia.

Fratura por estresse

A sobrecarga óssea é a causadora desta lesão e significa que você passou seus limites fisiológicos.
Inicialmente o tratamento é conservador e com repouso, A partir daí é observado se a fratura é grave, caso seja necessário o médico pode indicar cirurgia do joelho. A recuperação leva em torno de 6 meses e a fisioterapia é fundamental.

Receba Novidades

Preencha seus dados e receba novidades em seu e-mail

Todos os direitos reservados - 2020