Próteses Totais
PRÓTESE DE JOELHO
O joelho funciona como uma dobradiça complexa que permite outros pequenos movimentos além de dobrar e esticar. Quando ocorre desgaste do joelho estes movimentos não ocorrem adequadamente e causam dor. Dessa forma, a cirurgia de prótese de joelho visa devolver esse movimento da forma mais próxima do normal possível.
A cirurgia de prótese total do joelho consiste na substituição da superfície de articulação do seu joelho. Colocamos um revestimento confeccionado por um metal próprio para ser implantado no corpo humano.Esta cirurgia é realizada nos casos de Artrose do Joelho (veja a página sobre “Artrose de Joelho”).
Essa cirurgia tem objetivo de restaura o movimento sem a dor causada pelo desgaste de cartilagem e alinhar o joelho quando este está desviado.
Essa substituição ocorre no fêmur (osso da coxa), na tíbia (osso da perna) e na patela (osso da frente do joelho). Na artroplastia total do joelho todo os componentes são substituídos. Pode-se também realizar substituição parcial dos componentes, em que apenas pedaços da articulação são substituídos (prótese parcial ou unicompartimental).
Esses componentes são fixados junto ao osso de sorte a permitir que você pise sem soltá-los. Entre os componentes de metal (fêmur e tíbia) existe um componente de plástico (polietileno – plástico próprio para ser implantado) com grande resistência ao desgaste que preenche o espaço de forma a permitir o movimento adequado entre os ossos.
Na patela (osso da frente do joelho) é colocado um componente de diâmetro um pouco maior que uma moeda de Um Real.
Os componentes metálicos são confeccionados de ligas de cromo-cobalto e ligas de titânio dependendo da marca e modelo da prótese.
Existem diversos designs de implantes (próteses) cada uma com características próprias. Selecionaremos a mais adequada para você.
A fixação da prótese pode ser realizada com uso de cimento ortopédico ou sem cimento ortopédico (baseada num revestimento especial na prótese). Escolheremos o tipo de prótese que considerarmos mais adequado para o joelho do paciente.
A cirurgia de prótese de joelho pode propiciar grande alívio da dor no joelho. Trata-se de um procedimento cirúrgico desenvolvido há mais de 30 anos e atualmente consiste num dos procedimentos com maior grau de satisfação dentro da cirurgia ortopédica.
Essa cirurgia é feita com grande frequência. Para se ter uma idéia, no ano de 2009 foram realizadas mais de 500.000 cirurgias deste tipo nos Estados Unidos estima-se que em 2030 serão realizadas 3 milhões de próteses de joelho ao ano.
Consideramos como indicações para este tipo de cirurgia a presença de alguns destes itens:
1.Dor intensa no joelho
2.Deformidade ou instabilidade da articulação
3.Dificuldade para realizar as atividades do dia a dia
4.Falha no tratamento não cirúrgico (veja item sobre “Artrose de Joelho”)
5.Alterações nos exames de radiografia indicando desgaste da articulação.