Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

Problemas no joelho


7 de junho, 2017

1- Osteoartrite articular: a lesão e a idade causam um desgaste gradual da cobertura de cartilagem na articulação do joelho. Comumente provocam dor e inchaço.

2- Ligamento cruzado posterior: geralmente ocorre ruptura quando o atleta recebe um golpe frontal no joelho ou pisa em falso durante o jogo. A figura mostra a vista por trás do joelho.

3- Menisco: lesão no menisco pode ocorrer ao torcer o joelho, que ocorre com frequência em jogos, na posição de pivô ou ataque.

4- Defeito articular condral: a cartilagem do joelho pode sofrer lesão pontual, em que que o resto da articulação está saudável.

5- Ligamentos colaterais: o ligamento colateral medial rompe com golpe diretamente na porção interna (medial) do joelho. Já o ligamento colateral lateral, pouco frequente, rompe com o impacto direto na porção lateral (externa) do joelho.

6- Ligamento cruzado anterior: o salto incorreto ou um rápido movimento de impacto dos pés no chão causam a ruptura desse ligamento. Geralmente o paciente ouve o estalo.

Ligamentos:  Os ossos se conectam entre si através dos ligamentos. Existem 4 ligamentos que mantém a estabilidade do joelho. Eles funcionam como cordas fortes que mantém os ossos juntos.

Ligamentos colaterais: Estão nas laterais do joelho. Eles controlam o movimento lateral da articulação e evitam a mobilidade lateral prejudicial.

Ligamentos cruzados: Estão presentes dentro do joelho e cruzam-se entre si formando um “x”. O ligamento anterior passa pela frente do posterior. Eles controlam o movimento para frente e para trás do joelho.

Tendões: Os músculos se conectam com os ossos por meio dos tendões. O tendão do quadríceps conecta o músculo da frente da coxa com a cápsula da articulação do joelho. O tendão patelar está na cápsula que envolve a articulação do joelho. Ele une o osso da patela à tíbia.

Ossos: Existem 3 ossos que compõe o joelho: fêmur, tíbia e patela. A patela fica na frente da articulação, protegendo-a.

Cartilagem articular: a cartilagem cobre toda a superfície óssea de contato entre os ossos. Isso possibilita que um osso deslize sobre o outro enquanto você flexiona ou estende sua perna.

Menisco: são estruturas feitas de cartilagem que servem para amortecer o impacto entre a tíbia e o fêmur. São resistentes e flexíveis, o que ajuda a amortecer e estabilizar o joelho. Quando as pessoas se referem a lesão de cartilagem no joelho, geralmente estão se referindo ao menisco.

Receba Novidades

Preencha seus dados e receba novidades em seu e-mail

Todos os direitos reservados - 2020