2 a 4 semanas antes da cirurgia:
- Sugerimos que consulte seu clínico geral cerca de 30 dias antes da cirurgia, para realizar um check up. Instrua-se com seu clínico geral, quanto a suspender ou não caso tome as seguintes medicações: imuran, enbrel, librax, librium, metotrexato, citostane, remicade, adderall.
- Evite consultas odontológicas e procedimentos odontológicos 2 semanas antes da cirurgia.
- Conte-nos caso tenha se submetido a algum procedimento médico pequeno antes de 1 mês da cirurgia.
- Evite injeções no joelho 6 semanas antes da cirurgia.
- Caso seja fumante procure parar de fumar. Se for difícil, evite fumar 1 dia antes da cirurgia e 2 dias depois da mesma.
- Procure praticar os exercícios abaixo para fortalecer a musculatura e ter uma recuperação mais rápida.
- Contraia o músculo da coxa de forma a levar o joelho levemente para baixo. Segure por 5 segundos e relaxe. Repita 10 vezes em cada membro, a cada hora. Não faça em caso de muita dor. Um leve desconforto é normal (dor tolerável). Durante os exercícios, mantenha uma postura confortável e continue respirando normalmente.
Quando já puder sentar, tencione o músculo da coxa e com o joelho levemente para baixo, empurre suavemente com a mão a região da patela. Segure por 5 segundos e repita 10 vezes em cada joelho 3 vezes por dia.
Sentado em uma cadeira, balance seu joelho para frente e para traz, o máximo que puder. Segure por 5 segundos e repita 10 vezes. Faça 2 a 3 vezes por dia.
Sentado na cadeira. Apoie o seu pé no chão. Incline em direção ao seu pé, de modo a colocar parte de seu peso sobre ele. Segure por 30 segundos. Repita 5 vezes. Faça o exercício de 2 a 3 vezes por dia.
Coloque um travesseiro ou uma toalha atrás do calcanhar da perna operada. Empurre o calcanhar para baixo, de forma a contrair os músculos atrás da perna. Segure por 3 segundos e relaxe. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.
Coloque um travesseiro firme ou uma toalha embaixo do joelho da perna afetada. Levante e abaixe a perna (região abaixo do joelho até o pé). Não movimente o joelho. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.
Deixe o calcanhar para fora da cama, quando as pernas estiverem estendidas. Flexione a perna levando os pés em direção às nádegas. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.
Deixe os joelhos estendidos. A perna operada deverá estar na parte superior do corpo. Levante a perna com o joelho estendido e dedão do pé apontando para cima. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.
Deixe a perna operada estendida e a outra flexionada. Erga a perna para cima e abaixe-a. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.
1 semana antes da cirurgia:
- Favor nos informar em caso de febre, gripe, resfriado.
- Nossa equipe entrará em contato com você para orientá-lo em sua ida ao hospital.
- Procure agendar com um acompanhante sua ida ao hospital no dia da cirurgia.
- Caso more sozinho, procure combinar com alguém que possa ficar com você na primeira noite após a cirurgia.
- Caso tenha animais de estimação, deixe-os por alguns dias após sua cirurgia na casa de algum familiar ou em hotel.
- Se você tiver diabetes, nós sugerimos que também contate seu médico clínico que acompanha sua doença.
- suspenda AAS (e outros medicamentos com aspirina), Ginko Biloba.
- Suspenda pílulas anticoncepcionais ou reposições hormonais como estrógeno e testosterona.
- Suspenda condroitina.
- Polivitamínicos, vitamina A, C, E e K.
- sugerimos umas mudanças em sua casa pois a recuperação desta cirurgia é gradual e demanda tempo.
- Para a maioria das pessoas o ideal é voltar diretamente para casa após a cirurgia. Outra opção é ficar na casa de um ente querido.
- Você irá precisar de ajuda nos primeiros 14 dias.
- Você deverá conversar com as pessoas que irão te auxiliar nas tarefas diárias nesses 14 dias após a cirurgia.
- Os encarregados em lhe auxiliar no pós-cirúrgico deverão ajuda-lo a levantar-se da cadeira, entrar e sair do banheiro, deitar-se e levantar-se da cama, comer, vestir-se e tomar banho.
- Você não deverá ficar sozinho em casa por mais que 3 a 4 horas durante a primeira ou até a segunda semana.
- Se você não tiver um parente ou amigo onde possa ficar no pós operatório, solicite um profissional de enfermagem para ficar com você ou alugue um leito em um hospital.
- Planeje uma diminuição em suas atividades diárias temporariamente.
- Planeje deixar a sua casa limpa antes de adentrar no hospital para a cirurgia. Atente-se para retirar os tapetes de sua casa e objetos que possam vir a atrapalhá-lo.
- Caso venha a utilizar bengala ou andador, organize um maior espaço na sua cama, se possível. Mude sua cama para o ambiente principal em sua casa, de forma a facilitar sua circulação no pós operatório.
- Em sua sala, deixe um local com revistas, jornais, controle remoto, telefone e outros itens que venha a requerer. Separe uma cadeira firme e com braços, porém não reclinável. A cadeira deve ser alta o bastante para ser fácil de se levantar.
- Organize sua cozinha de modo a deixar a seu alcance os produtos e utensílios. Para ser mais fácil, procure já cozinhar alguns pratos e congele-os para serem consumidos quando você retornar da cirurgia.
- Se possível peça para o porteiro de seu prédio levar as cartas e jornais no seu apartamento. Se morar em casa, solicite ao funcionário do correio entre outros.
- Coloque corrimão na escada.
- Compre assento elevado de vaso sanitário em lojas de materiais hospitalares (exemplo: Rimed, Gino, Fisiostore, etc).
O que levar para a cirurgia:
- Roupas confortáveis e tênis esportivos.
- Bengala ou andador, conforme a orientação de nossa equipe.
- Itens pessoais como: livros, revistas e celular.
- Lista de remédios que você toma, incluindo a dose, a frequência e quando iniciou o tratamento.
- Caso precise leve: CPAP (equipamento para apnéia do sono), barbeador, dentre outros aparelhos pessoais que utilize.
- Joias e outros itens de valor procure deixar em casa.
No dia anterior a cirurgia:
- Faça uma refeição leve na noite anterior à cirurgia.
- Ao longo do dia, antes de iniciar o jejum, ingira bastante água e sucos, para manter-se bem hidratado.
- 8 horas de jejum absoluto. Você poderá tomar apenas um Gatorade 4 horas antes da cirurgia (somente essa bebida). Não coma qualquer outra coisa, incluído balas, chicletes etc.
- Não ingira bebidas alcóolicas e cafeína.
- Se você tomar alguma medicação anticoagulante (ex: Ácido acetil salicílico – AAS, heparina) informe nossa equipe previamente. Geralmente, pedimos que você suspenda AAS, Ginko Biloba, por 1 semana antes da cirurgia.
- À noite, tome um banho, pois isso ajuda a diminuir a quantidade de bactérias cutâneas e diminui o risco de infecção. Use sabonete bactericida (exemplo: Protex).
Orientações sobre o dia da cirurgia:
- Procure chegar no hospital 2 horas antes da sua cirurgia.
- Tome somente as medicações orientadas por nossa equipe.
- Não use creme hidratantes ou desodorantes.
- Não use lentes de contato.
- Não use maquiagem e esmalte.
- Se você toma medicação para pressão alta, deve tomar na manhã do dia da cirurgia com apenas 50 ml de água (equivalente a um copo plástico pequeno de café), seguindo as orientações:
- Não tome caso seu remédio do coração seja um inibidor da ECA (ex: benazepril, captopril, enalapril, lisinopril quinapril.
- Não tome diurético (furosemida, hidroclortiazida, espironolactona
- Não tome losartan, benicar (olmesartan), telmisartan, Valsartan.
- Tome apenas caso seu remédio do coração seja: beta-bloqueador (atenolol, metoprolol, carvedilol, propranolol, acebutol, bisoprolol, nadolol, penbutolol e pindolol), bloqueador de canal de cálcio (amlodipina, diltiazem, nifedipina, verapamil, nicardipina e felodipina) e vasodilatadores (hidralazina, minoxidil, clonidina, doxazosin).
- A nossa enfermagem irá aferir seus parâmetros (pressão, temperatura)
- lembre-nos de avisar sobre suas alergias a medicações ou esparadrapo, problemas de trombose prévia, doença crônica (pressão alta, diabetes), doenças psiquiátricas, problemas psicológicos e problemas de cicatrização.
- O cirurgião Dr Marco Demange ou alguém de nossa equipe irá marcar seu joelho comprometido
- Uma meia elástica poderá ser realizada no joelho sadio.
- Nossa equipe de enfermagem irá fixar sua veia com soro e lhe administrará medicações.
- Peça para esvaziar sua bexiga antes de entrar em cirurgia.
- Remova joias, unhas postiças, lente de contato.
- Você será encaminhado para o centro cirúrgico. O anestesista de nossa equipe virá conversar com você.
- Após a cirurgia, você será encaminhado para o setor de recuperação anestésica, onde será monitorado até que esteja bem para ir ao quarto. Serão administrados medicações para dor, náusea.
- Assim que acordar, poderá achar que os sons estão mais altos que de costume, o que é normal.
- Quando o anestesista de nossa equipe achar que você já pode ir para seu quarto no hospital, você será encaminhado.
- Ao chegar em seu quarto, procure não se levantar sem ajuda
- Irão monitorar seus parâmetros, bem como seu joelho operado. Avise caso sinta dor.
- O Dr. Marco Demange irá determinar quando você estará apto a sentar-se na cadeira ou sair da cama.
- Se você não conseguir esvaziar sua bexiga espontaneamente, possa ser necessário sondá-lo temporariamente, para remover a urina e prevenir possíveis infecções.
- Seus parentes ou enfermeiras irão te ajudar a escovar os dentes ou tomar banho.
Dor e desconforto:
Geralmente, durante a cirurgia, será aplicada uma anestesia local diretamente no nervo do joelho. Assim, na medida em que o anestésico perde o efeito, você poderá sentir dor. Serão administradas medicações analgésicas para o controle de sua dor. Avise a enfermeira assim que sentir um desconforto e dor. Não espere a dor ficar forte para pedir. Os remédios para dor devem ser utilizados conforme o horário determinado, pois seu efeito analgésico é cumulativo. Quando utilizamos apenas após os episódios de dor, seus efeitos são reduzidos. Medicações para evitar o inchaço e outros sintomas também serão administradas, assim como compressas frias para evitar o desconforto. Os analgésicos podem dar constipação, então, opte por uma dieta laxativa.
O que esperar durante sua estadia no hospital
Você irá usar meias compressivas para auxiliar na sua circulação. Serão retiradas cerca de 2 vezes por dia durante 30 minutos. Algumas vezes poderá ser utilizado também um aparelho por cima da meia para ajudar na compressão.
Fisioterapia
- O fisioterapeuta, por nós indicado, poderá adicionar outros exercícios além dos acima descritos, bem como alterar a frequência daqueles.
- Ele dirá quanto do peso de seu corpo você poderá colocar sobre a perna operada. Ele irá ajudá-lo a usar o andador ou bengala, bem como lhe ensinara o modo de levantar da cama e da cadeira, ou subir e descer escadas.
Como cuidar-se após deixar o hospital
- Conforme os sintomas de seu joelho operado, você irá sucessivamente aumentar suas atividades diárias.
- O gelo é um dos melhores métodos de analgesia, assim, use sobre o joelho por 20 a 30 minutos e repita de 2 em 2 horas. Evite permanecer com o gelo por mais de 30 minutos. Não coloque na região posterior do joelho.
- Para adquirir a função máxima do joelho, faça atividade física deve diariamente. Ande pelo menos 3 vezes por dia. Conforme você se sinta apto, aumente a distância e a frequência de suas caminhadas.
- Siga as instruções do fisioterapeuta por nós indicado.
- Não coloque um travesseiro ou almofada embaixo de seu joelho para sentar ou deitar. Isso pode restringir a recuperação da sua perna.
- Na primeira semana, mantenha a perna elevada quando estiver em repouso.
- Para subir degraus, utilize primeiro a perna não operada. Para descer degraus, utilize primeiro a perna operada.
- Durma na posição que lhe for confortável. O ideal é deixar as pernas estendidas com um travesseiro embaixo do joelho operado, pois evitará a extensão completa.
- No carro, procure pedir para deixarem um espaço maior para sua perna. (recline o banco)
- Utilize as meias compridas compressivas em sua casa, até o retorno com nossa equipe. Não use apenas se lhe foi instruído para tal. Retire para dormir.
- Realize os exercícios acima descritos 3 vezes por dia.
- Retorne sua atividade sexual conforme seu conforto.
- Você só poderá voltar a dirigir 3 semanas após a cirurgia.
- Pode ocorrer constipação após a cirurgia, por isso, ingira fibras e muita água.
- Pergunte nossa equipe sobre aplicar compressas frias no joelho após os exercícios visando diminuir dor. Não aplique compressas quentes.
- A incisão na pele deverá cicatrizar 10 dias depois da cirurgia. No banho, lave a incisão com sabonete neutro sem esfregar. Troque a gaze diariamente enquanto estiver com as suturas. Na primeira semana, use filme de PVC para cobrir a região durante o banho. Faça reforço com esparadrapo micropore cruzado na região da cicatriz por 2 meses. Evite tomar sol diretamente na cicatriz por 6 meses. Use bloqueador solar e reaplique a cada 2 horas.
- As muletas devem ser apoiadas no tronco e não nas axilas. Ao andar, você deve mantê-las 30 cm a frente do lado a ser protegido. Use-as sempre aos pares. Caso use andador, dê o passo com o membro protegido antes. Utilize o andador próximo do corpo. Se você for usar bengala, use-a no lado oposto ao lado comprometido. A altura correta da bengala é a saliência lateral da coxa, isto é, altura do punho com o braço pendente ao lado do tronco. Bengalas de 4 pontos de apoio conferem mais equilíbrio e menor risco de escorregar.
- Você pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia, deixando a água correr sobre o joelho operado. Não friccione com sabonete e bucha por 3-4 semanas.
- Em alguns casos é solicitado por nossa equipe o uso de imobilizador de joelho.
- Assentos elevados de vaso sanitário ajudam no dia a dia pós–cirúrgico.
Contate-nos caso venha apresentar:
- Estiver com febre (38o C por 2 dias) – medir com termômetro.
- Aumento da dor mesmo com medicação.
- Haver pus, odor fétido na incisão, vermelhidão, abertura dos pontos, dor ou calor local.
- Infecção urinária ou outra infecção.
- Mudança de cor ou temperatura de sua perna.
- Se tiver dormência ou formigamento na perna operada.
- Presença de sangue na urina, orelha ou no nariz.
- Se você cair ou se machucar.
- Se sentir dor de estômago com o uso de anti-inflamatórios.
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre as informações apresentadas, sua cirurgia ou sua condição de saúde, fale com o Dr. Marco Demange. Além disso, siga também as orientações específicas indicadas pelo Dr. Marco Demange em consulta.