Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

“Ossos plásticos” para reduzir o tempo de cirurgias


30 de dezembro, 2016

Uma pesquisa feita pela Fatec, acompanhado do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), está produzindo um estudo em São Paulo sobre a reprodução de ossos compostos de plásticos. Esses componentes, são usados para a realização de métodos da rede pública.

A ideia do estudo, é que esses ossos, possam ser usados até em casos mais graves, por exemplo, traumas na face. De acordo com as pesquisas, há uma previsão, que com esse procedimento, o tempo das operações diminua e aconteça até uma economia nos investimentos desse tipo de procedimento.

Os médicos estão fazendo experiência com biomodelos e montando como se fossem um quebra cabeça, produzidos por meio de impressora 3D. Eles recebem a imagem através de ressonância ou por uma tomografia, isolam a parte que interessa. A foto é tratada e depois impressa.

Essa tecnologia, já está bem recorrente na rede particular. Porém, agora vão começar a usar em outros ambientes. Existe uma parceria entre a Fatec e o CHS, que pode ampliar o uso. Eles também querem provar, que podem ajudar a melhorar as cirurgias, tornando mais ágeis e menos dolorosas para os pacientes.

Os estudos mostram, que é possível realizar um plano mais organizado e com mais detalhes das cirurgias feitas. Também, será capaz de reduzir consideravelmente os gastos desnecessários para obtenção de materiais. O paciente, ainda terá a oportunidade de ter uma recuperação muito mais rápida.

Outro ponto, é em relação ao preparo da equipe médica, e ainda terá uma diminuição significativa dos gastos. Com esse tipo de material, isso será acessível e benéfico para a população que costuma usar o Sistema de Saúde Pública – SUS, muitas vezes, há poucas opções de tratamento.30

Receba Novidades

Preencha seus dados e receba novidades em seu e-mail

Todos os direitos reservados - 2020