Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

O que é Artroscopia?


24 de maio, 2017

Consiste em um procedimento minimamente invasivo, que permite ao médico ver o interior da articulação do joelho através de uma câmera. Isso auxilia tanto no diagnóstico, quanto no tratamento.

Quando é indicada?

Após o exame minucioso de nossa equipe e impossibilidade de inferir um diagnóstico por meio dos exames de imagem como ressonância magnética, tomografia e raio-x. Nesse caso, a artroscopia serve como método diagnóstico.

Pode também ser utilizada com o objetivo de tratar alguma lesão da cartilagem do joelho, no menisco, nos ligamentos e retirar fragmentos ósseos ou cartilaginosos que estejam provocando inflamação. É utilizada também em sinovites (inflamação do líquido sinovial, intra-articular).

Como é o procedimento?

Geralmente os pacientes já vão para casa após algumas horas (1 a 2hs) do procedimento. Mas seria bom que alguém dirigisse para você no retorno para casa.

O procedimento requer anestesia  (local ou geral, na dependência do que for melhor para você). Sem sentir qualquer dor, será realizado de 2  a 3 orifícios  (de 1cm) no seu joelho para ser inserido o artroscópico (contém a câmera), uma tesoura em miniatura ou pinça e a cânula de irrigação de solução fisiológica. A imagem obtida pela câmera é transmitida para um monitor ou televisão. Geralmente o procedimento dura 1 hora.

Pós operatório:

  • Evite atividades nos primeiros dias. O retorno às atividades diárias dependerá de sua alteração e do procedimento realizado. O dr. Marco Demange conversará com você quando será seu retorno às atividades.
  • Não suba escadas nos primeiros dias.
  • Higienize as pequenas incisões com sabonete protex. A incisão demora cerca de 10 dias para cicatrizar.
  • Faça os exercícios abaixo para fortalecer seu joelho.

 Converse com o Dr. Marco Demange quando poderá iniciar essa série.

  1. Deitado no chão, mantenha o tronco semi-erguido apoiando-se nos antebraços. Mantenha a perna lesionada estendida e a outra flexionada. Eleve a perna estendida e depois desça com ela até a posição inicial. Faça 3 séries de 10 repetições.
  2. Apoie o joelho lesionado sobre uma almofada. Erga o pé, estendendo o joelho e retorne a posição inicial. Faça 3 séries de 10 repetições
  3. Apoie sua s mãos sobre uma mesa e eleve o pé do joelho lesionado para trás, formando 90o . Retorne a posição inicial. Faça 3 séries de 10 repetições.
  4. Ficar sobre a ponta dos pés 3 séries de 10 repetições
  5. Deite-se de lado no chão e sustente a cabeça com o braço. Erga a perna, lateralmente e retorne para posição inicial. Faça 3 séries de 10 repetições.
  6. Deixe o calcanhar para fora da cama, quando as pernas estiverem estendidas. Flexione a perna levando os pés em direção às nádegas. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.
  7. Quando já puder sentar, tencione o músculo da coxa e com o joelho levemente para baixo, empurre suavemente com a mão a região da patela. Segure por 5 segundos e repita 10 vezes em cada joelho 3 vezes por dia.
  8. Sentado em uma cadeira, balance seu joelho para frente e para traz, o máximo que puder. Segure por 5 segundos e repita 10 vezes. Faça 2 a 3 vezes por dia.
  9. Sentado na cadeira. Apoie o seu pé no chão. Incline em direção ao seu pé, de modo a colocar parte de seu peso sobre ele. Segure por 30 segundos. Repita 5 vezes. Faça o exercício de 2 a 3 vezes por dia. 

Após algumas semanas, os exercícios de fortalecimento podem incluir:

Converse com o Dr. Marco Demange quando poderá iniciar essa série.

  • Exercícios de fortalecimento com uma perna só:

Comece com 5 repetições por série e vá acrescentando uma repetição a mais por série até atingir 10 repetições. Quando estiver fácil realizar as 3 séries de 10 repetições, acrescente peso aos exercícios.

Junto aos exercícios de fortalecimento com uma perna só, faça os exercícios de fortalecimento básico acima descritos.

Cuidado ao realizar exercícios de degraus, arremesso, agachamento com flexão do joelho maior que 90o e exercício de alto impacto.

Exercícios de resistência progressivos:

  • Para adquirir massa muscular e força, os exercícios de resistência devem ser realizados gradualmente
  • Os exercícios devem ser realizados para músculos específicos

Receba Novidades

Preencha seus dados e receba novidades em seu e-mail

Todos os direitos reservados - 2020