Caracteriza-se pela dor 2cm abaixo da patela, na parte anterior do joelho (na inserção do tendão patelar com a tuberosidade da tíbia). Há inchaço local e sensibilidade ao toque. Acredita-se que a sensibilidade seja causada pela tensão do músculo da coxa (quadríceps) sobre o tendão do joelho (tendão patelar) principalmente durante as atividades físicas. A tensão contínua no tendão leva a inflamação e consequentemente dor. É a doença mais comum que causa dor no joelho em crianças. Geralmente ocorre em pacientes entre 9 a 16 anos de idade, mas eventualmente pode ocorrer em crianças menores. Hoje em dia afeta igualmente meninos e meninas. Comumente essas crianças estão em fase de crescimento acentuado (estirão) e praticam atividades como: corrida, salto, futebol, basquete, etc.
Tratamento:
- Repouso: não praticar atividade de impacto do joelho.
- Aplicação de gelo: envolto por uma toalha, deixando 20 minutos. Repetir 3 a 4 vezes por dia.
- Compressão do local através do uso de banda elástica sub-patelares para reduzir a tração do tendão patelar sobre o osso da tíbia.
- Elevação da perna para evitar que inche ainda mais.
- Aintiinflamatórios
- Fisioterapia
- Acredita-se no efeito antioxidante, redutor da inflamação e da dor ao se administrar vitamina E e selênio (OSCONÒ). Converse com nossa equipe.
Quando retornar ao esporte:
Apenas quando não houver dor, for capaz de estender e flexionar a perna normalmente, o joelho e a perna recuperarem a força normal, não tiver inchaço, conseguir correr em linha reta sem mancar ou ter dor, conseguir correr e virar bruscamente de direção sem dor (45o e 90o), pular com ambas as pernas e apenas com uma perna sem dor.
Prevenção:
- Alongar sempre antes e depois de praticar atividade física.
- Fazer exercícios de fortalecimento do joelho, como:
- Mantenha a perna estendida, eleve-a e abaixe-a . Suspenda a perna até 45o e espere dois segundos para abaixa-la. O joelho não pode se curvar, devendo ser mantido estendido. Repita 20 vezes.
- Estenda sua perna até sentir um leve estiramento da região atrás do joelho. Segure por 15 a 20 segundos e repita 3 a 5 vezes.
- Flexione o joelho até sentir a parte anterior da coxa. Segure por 15 a 20 segundos e repita de 3 a 5 vezes.
- Mantenha uma perna flexionada e a outra atrás estendida. Suporte o seu peso nos braços. Você deverá sentir a região posterior de seu joelho e a panturrilha. Mantenha estendido por 15 a 20 segundos. Repita de 3 a 5 vezes.