Se existe um assunto que a mulherada concorda, é que saltos altos deixam as combinações mais elegantes. Muitas vezes é indispensável ter um par guardado. Mas tem um alto número de mulheres que não fazem uso dos saltos eventualmente, sim diariamente. O que não sabem é que esta peça elegante pode provocar sérios problemas de saúde.
O salto faz alterações no modo de andar, atingindo a estrutura corporal, como a coluna, por exemplo. Alexandry Carvalho, médico ortopedista, concedeu uma entrevista ao portal Cidade Verde falando dos malefícios que andar com frequência de salto alto pode causar às estruturas.
Ele explica que o salto pode até ser uma paixão feminina, mas que seu uso frequente não é positivo, podendo trazer problemas osteo- articulares, principalmente para a região dos joelhos, tornozelos e pés. Nisso, é comum que as mulheres manifestem inchaço e dor, sendo necessário às vezes ir até um especialista de joelho.
Ele explica também que os calos que muitos sapatos provocam não deve ser encarado como algo comum. Os calos sinalizam distribuição desigual de cargas ao longo da planta dos pés, eles são mais comuns na região dos calcâneos. O jeito como você pisa e a qualidade do sapato que você está usando são fatores importantes quando surgem os calos.
Outro problema comum é a entorse, que é lesão dos ligamentos articulares. Em sua fase aguda o paciente sente dor, dificuldade de apoio e a limitação de movimentos articulares, resultando numa lesão condral, na cartilagem. A recuperação geralmente é lenta, portanto evite o uso de saltos muito altos.
Por fim, se você já tem o diagnóstico e precisa de uma cirurgia no joelho ou está sentindo dores nesta região, não deixe de procurar um especialista em joelho. Se você está sentindo dores, pode ser sinais de que a lesão esteja ficando mais séria, portanto procure um especialista em joelho.