Artroscopia do Ombro

A artroscopia do ombro consiste numa técnica cirúrgica realizada com auxílio de uma câmera de vídeo e instrumentos específicos para este tipo de procedimento.

Com isso, pode-se realizar diversos procedimentos por meio de pequenas incisões, minimizando o tamanho da cicatriz e o desconforto no período pós-cirururgia. Com este tipo de procedimento, o paciente pode retornar mais rapidamente a atividades do dia a dia se comparado com as cirurgias realizadas por incisões convencionais.

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

1) Pequenas incisões são realizadas para permitir o uso dos equipamentos especialmente produzidos para cirurgia de artroscopia do ombro. 

2) Para se realizar a artroscopia, utiliza-se uma câmera de vídeo que tem o diâmetro aproximado de uma caneta esferográfica comum. 

3 e 4) Exemplo de cirurgia de artroscopia do ombro com uso de câmera e equipamentos especiais. A imagem superior demonstra o uso do equipamento motorizado chamado de lâmina 'shave' e a imagem inferior exemplifica o uso de pinças de sutura para realizar os nós em fios de âncoras fixadas no osso. 

5) A final da cirurgia, as pequenas incisões são fechadas por pontos de sutura cirúrgica. Note que a cicatriz final é pequena.